Artigo "Fundamentação teórica das soluções educacionais Se Liga e Acelera Brasil"

Artigo do profº Eládio Sebastián Heredero, realizado em 2013, apresenta uma análise dos programas de correção de fluxo, com destaque para sua fundamentação teórica. O autor partiu da organização curricular, baseando-se nas teorias das adequações curriculares, passando pelas metodologias como trabalhos por projetos ou o aprender fazendo, até chegar ao fundo da questão com todas as teorias que trabalham a parte não cognitiva da autoestima e autoconceito.

Download do artigo

Fontes documentais sobre as soluções educacionais do Instituto Ayrton Senna

Um levantamento bibliográfico realizado em 2013 reúne uma extensa pesquisa de documentos nacionais e internacionais relacionados aos temas de aceleração da aprendizagem, adequação curricular e gestão, privilegiando a literatura que cita os programas do Instituto Ayrton Senna. São quase 250 fontes documentais elencadas, que envolvem estudos, pesquisas, teses, dissertações, artigos e publicações diversas, incluindo produções elaboradas pelo Instituto Ayrton Senna e documentos legislativos do Brasil. A maioria está com link para os documentos originais. O levantamento bibliográfico foi realizado pelo profº Eládio Sebastián Heredero, da Universidade de Alcala, Espanha, e do programa de pós-graduação da Unesp/Bauru.

Bibliografia temática - download

Educação em Cena

A Revista Educação em Cena foi um dos meios pelos quais o Instituto Ayrton Senna levou para discussão nacional as principais questões educacionais do Brasil. São quatro edições que circularam em 2007 e 2008 e que ainda servem como ferramenta de estudo para aqueles que são comprometidos com a causa da Educação.

Nº 1 - Ano 1 - Julho/2007