Rede Vencer

Chamamos de Rede Vencer a articulação conjugada pelo Instituto Ayrton Senna com redes de ensino estaduais e municipais que optaram, ou que venham a optar, por fazer a diferença na vida de seus alunos e de suas comunidades. Ela é uma articulação de compromissos em favor da educação pública brasileira de qualidade, disponibilizando troca de informações, compartilhamento de pesquisas e inovações, de preocupações e dificuldades, transferências e difusão de tecnologias, entre outras iniciativas. Para que a Rede Vencer cumpra cada vez melhor o papel articulador a que se destina, é necessária a ativa participação de todos os parceiros, pois o papel do Instituto Ayrton Senna é viabilizar as relações para que a construção se dê num clima de confiança e reciprocidade entre os participantes, num constante ir e vir.

Gestão e política de aprendizagem escolar

O Instituto Ayrton Senna acredita que todo aluno têm potencial a desenvolver e é capaz de aprender, desde que seja estimulado e se sinta desafiado por um aprendizado significativo, alavancado por profissionais dinâmicos e criativos, que por sua vez sejam coordenados de forma integrada e apoiados em serviço por lideranças competentes. Para dar concretude a esse processo, uma política pública estruturada de gestão é o meio mais eficaz na busca por qualidade e equidade dos sistemas educacionais e pelo qual as redes de ensino podem evitar anos de atraso escolar, propiciando aos alunos uma oportunidade concreta de continuidade dos estudos.

Ao propor estratégias e ferramentas de gestão como espinha dorsal de suas soluções educacionais, o Instituto espera que as redes de ensino sejam eficazes e eficientes no alcance de resultados para legitimar suas políticas públicas. Para tanto, investe na formação continuada dos educadores e em ferramentas de gestão que possibilitem acompanhar e avaliar indicadores de sucesso. Essa sistemática de acompanhamento é um conjunto de instrumentos e estratégias que se inicia na sala de aula, sob a responsabilidade do professor, com coleta diária de informações que são relevantes ao alcance de resultados de proficiência dos alunos e que posteriormente são inseridas num banco de dados informatizado.

O Sistema Instituto Ayrton Senna de Informações (SIASI) é a ferramenta desenvolvida especialmente para uso de todos os programas da área de Educação Formal, possibilitando aos gestores o acompanhamento online de indicadores importantes para a avaliação da realidade de suas redes e, com isso, definirem estratégias e intervenções cabíveis para o alcance dos objetivos e metas. Esses indicadores não são fruto de escolhas aleatórias, mas originados das análises sobre resultados de diversas pesquisas de desempenho, nacionais e internacionais. Eles constituem a essência dos planejamentos elaborados pelas unidades escolares e pela secretaria de educação.

Ao longo do ano, os gestores educacionais capacitados em cada programa, auxiliados pela equipe do Instituto Ayrton Senna, se reúnem periodicamente para diagnosticar as dificuldades, planejar ou replanejar, avaliar e propor estratégias para a melhoria continua dos resultados. Essas ações são baseadas em relatórios extraídos do SIASI, que permitem conferir o avanço do rendimento escolar em direção às metas estipuladas para cada indicador.

Assista ao vídeo sobre a Gestão de Políticas da Aprendizagem