Os verbos e a água

Vamos conhecer agora algumas dicas de como você pode interpretar as gotas de água que foram transformadas em ações (verbos) no quadro Os verbos e a água, para ajudar os alunos a memorizarem “onde” e “para que” a água é usada e necessária. Anime-se a viajar no ciclo da água com a riqueza da Língua Portuguesa!

OS VERBOS E A ÁGUA

DICAS DE INTERPRETAÇÃO

ÁGUA DE BEBER

É a água doce e essencial ao corpo humano, deve ser tratada (ETA), potável e segura para não causar doenças e morte. Em média, um ser humano pode ficar até 50 dias sem comer, mas apenas 4 dias sem beber! Se ele perder mais de 8% de água corporal pode morrer...É a água que também serve para abastecer os animais e todos os seres vivos do Planeta. Certos cactos contêm cerca de 90% de água, algumas baleias 75% e o corpo humano entre 65 a 75% de água. A partir desta gota, você verá que a mesma “água de beber” é compartilhada com todas as gotas do painel e seus verbos...

ÁGUA DE BRINCAR

É a água usada em nossa recreação, como as brincadeiras que usam água, mas também a água necessária para produzir todos os brinquedos!

ÁGUA DE CHORAR

É a água que produz a lágrima. Tem um gostinho de sal, mas está sempre lá para demonstrar tristezas e alegrias, ajudando a expressar as emoções...

ÁGUA DE CHOVER

É a água que renova os rios, os lagos, as represas, umedece o solo, ajuda no crescimento das plantas, refresca do calor, entre tantas sensações gostosas e benefícios que a chuva traz para nossa vida. Se não houver equilíbrio, ela pode se transformar em enchentes e catástrofes naturais...

ÁGUA DE COMER

É água contida naturalmente em cada alimento, como uma fruta ou verdura. Alface (96%), tomates (94%), cenouras (88%) e laranjas (87%) são campeões em conter água. Mas, “água de comer” é principalmente aquela necessária em todo o processo de fabricação dos alimentos do nosso dia a dia. Veja a gota “Água de Produzir”...

ÁGUA DE COOPERAR

É a nossa gota mestra. O compromisso de cada um em cuidar da água e, juntos, cuidarmos de todos e de tudo neste Planeta. É a gota da PAZ! Sugerimos que você percorra todas as gotas iniciando pela “Água de Beber” e termine nesta gota, dando ênfase a sua importância.

ÁGUA DE COZINHAR

É a água necessária para cozinhar os alimentos, deixando-os macios, saborosos e em condições de uso. É também a água responsável por ajudar na esterilização, no caso de fervura a mais de 100º C.

ÁGUA DE CRESCER

É a água que ajuda as plantas a crescerem fortes e saudáveis. É também a água essencial para manter nosso corpo e órgãos sadios, fortes e dispostos para os exercícios físicos.

ÁGUA DE ESTUDAR

É a água essencial para manter a mente esperta e alerta para aprender! É também aquela usada na fabricação de todos os materiais como livros, cadernos, lápis etc usados na sua escola.

ÁGUA DE HIGIENIZAR

É a água essencial para escovar os dentes, tomar banho, lavar as mãos e todo tipo de ação necessária para manter o corpo são e o ambiente saudável.

ÁGUA DE ILUMINAR

É a água usada para produzir a energia elétrica. No Brasil, a maior parte da matriz de energia vem das hidrelétricas, ou seja, precisam de água. É uma energia limpa e renovável, apesar da sua obra provocar grandes impactos na construção.

ÁGUA DE INFILTRAR

É a água que infiltra no solo pelas chuvas e porosidade do terreno. Garante a umidade necessária para a vida no solo, como também serve para abastecer de água os lençóis freáticos ou subterrâneos, renovando o ciclo natural.

ÁGUA DE IRRIGAR

É a água usada para irrigar as plantações de todos os tipos (por exemplo, algodão para vestuário) e a produção de alimentos. Atualmente, é a maior quantidade de água doce gasta no mundo!

ÁGUA DE LAVAR

É a água usada para todos os tipos de lavagem, desde a doméstica até a industrial. Com as tecnologias atuais de reuso, pode ser reutilizada para a própria função, depois de tratada, evitando o desperdício de água potável para beber.

ÁGUA DE LAZER

É a água destinada a todas as nossas atividades de lazer, desde o esporte até a diversão...Já imaginou quanta água é usada em uma piscina?

ÁGUA DE LIMPAR

É a água usada para limpar a sujeira dos vários ambientes e objetos do dia a dia, algumas vezes poderia ser substituída por uma simples vassoura, diminuindo o consumo de água potável, não é mesmo?

ÁGUA DE MORAR

É a água necessária para abastecer sua casa em todas as funções domésticas, mas também para fabricar todos os materiais de construção, os móveis, os objetos de decoração, a energia elétrica, enfim, podemos afirmar que sua casa está “cheia de água”!

ÁGUA DE NADAR

É a água salgada ou doce para a prática da natação, como lazer, diversão ou esporte. É também a mesma água que os peixes adoram viver!

ÁGUA DE NASCER

É a água necessária para a gestação, o crescimento do feto, a amamentação (veja que um bebê não bebe água nos primeiros meses de vida) e continuará sendo essencial para o crescimento sadio até a vida adulta. É também a água das nascentes que alimentam os rios, os córregos e todos os cursos d´água. Se a fonte secar, tudo irá mudar!

ÁGUA DE PLANTAR

É toda a água usada na germinação da semente, na produção das mudas, na irrigação da planta no solo e, principalmente, para garantir a sobrevivência das florestas de árvores nativas e de uso econômico.

ÁGUA DE PRODUZIR

É a água virtual – toda a água necessária no processo produtivo de cada bem de consumo: desde a extração e o transporte das matérias-primas, a fabricação completa do produto e da embalagem, o transporte da mercadoria e a venda para o consumidor no ponto de venda. É uma gota a ser bem explorada no painel e sempre relacionada com a realidade das crianças e jovens da sua escola.

ÁGUA DE REGAR

É a água usada para regar as plantas, deixando a horta da nossa escola bem saudável e o jardim bem colorido de flores!

ÁGUA DE SALVAR

É a água que ajuda a combater os incêndios nas florestas, no campo e nas cidades, salvando muitas vidas todos os dias. É também a água usada na fabricação de remédios e de vacinas, como a gotinha de combate à Poliomielite – paralisia infantil e do soro caseiro que ajuda a salvar milhares de crianças pelo mundo com o trabalho da Pastoral da Criança.

ÁGUA DE TRANSPORTAR

É a água que serve de meio de transporte para navios, barcos, canoas, caiaques e todo o tipo de transporte individual e coletivo, de pessoas, de mercadorias...

ÁGUA DE TRATAR

Tão importante quanto a água de beber, é a água usada na diluição e tratamento do esgoto (água usada nos processos industriais, domésticos e hospitalares, assim como os resíduos originados por estas atividades). Sem saneamento básico não há a menor condição de desenvolvimento humano, aumentando a pobreza e a miséria. Uma única gota contaminada é capaz de provocar a diarreia e a morte de crianças de 0 a 5 anos, se não houver tratamento emergencial.

ÁGUA DE VESTIR

É a água usada para produzir todos os itens de vestuário, como o uniforme escolar. Imagine que para produzir um único par de jeans são necessários 11 mil litros de água! Sem contar que lavamos roupas, todos os dias, nos vários cantos do Planeta!

ÁGUA DE VIVER

É a água essencial à vida, seja para os seres humanos como para todos os seres vivos do Planeta! E incrivelmente da letra “A” até quase o final do alfabeto, retornamos ao início do nosso painel, assumindo o compromisso de cooperar pela água para sempre tê-la limpa e segura para beber...Esta é grande função do ciclo natural, renovar água para sempre!