O Instituto Ayrton Senna (IAS) está levando para algumas redes parceiras uma nova experiência pedagógica para melhorar o aprendizado da Língua Portuguesa. Trata-se do Jornal Escolar, que vem se destacando como ferramenta para estimular as crianças a ler, a analisar e a formar sua própria opinião. Redigir e editar um jornal em sala de aula permite aos alunos melhorar suas habilidades de escrita e de leitura, além de aumentar as competências de colaboração e pensamento crítico, entre outras.

O que é o projeto

Os JORNAIS ESCOLARES fazem parte do projeto pedagógico das escolas e manifestam uma visão de educação que se sustenta no respeito pela expressão dos alunos. Eles não têm como objetivo a divulgação institucional, nem são iniciativas autônomas dos estudantes, pois esses são orientados pelos professores. Nesses jornais, uma poesia vale tanto quanto um artigo de opinião e um texto manuscrito pode ser destaque da primeira página. O jornal pode eventualmente não trazer nenhum texto jornalístico, pois os próprios alunos escolhem o que é publicado, em interação com os professores. A metodologia é baseada nos pensamentos do educador francês Celestin Freinet.

A parceria com o IAS e a ONG Comunicação e Cultura

O projeto Jornal Escolar é desenvolvido desde o início de 2014, em parceria com a ONG Comunicação e Cultura e, num primeiro momento, foi implantado nas redes municipais de Água Branca/PI, Castelo do Piauí/PI, Castilho/SP, Estreito/MA, Itaberaí/GO, Licínio de Almeida/BA, Pocinhos/PB, e Sananduva/RS. Ao todo, serão beneficiados 19.372 alunos do 4º ao 7º ano do Ensino Fundamental de 82 escolas, ligadas aos programas Circuito Campeão e Gestão Nota 10.

Nelma Lopes, gerente do IAS e coordenadora do projeto Jornal Escolar, comenta sobre o desafio de se trabalhar com essas séries, consideradas críticas no Ensino Fundamental, pois em média reúnem alunos que acumulam defasagens de aprendizagem significativas. “Investir na capacidade leitora e escritora destes meninos cria, em nós, a expectativa de grande evolução no desenvolvimento escolar deles, ao mesmo tempo em que se desenvolvem competências socioemocionais como a colaboração, a capacidade de análise, o pensamento crítico, a capacidade de comunicação, entre outras.”

O jornal é supervisionado pelo coordenador pedagógico e orientado pelo professor das turmas. Cada uma das escolas produzirá três edições em 2014. Na produção do jornal, os professores trabalham gêneros textuais distintos. Assim, os alunos terão a oportunidade de aprender se divertindo, se empenhando em dizer o que pensam e o que sabem. Ao produzirem o jornal, eles deverão aprender os gêneros e a linguagem apropriada, assim como a lidar com planejamento e tomadas de decisão.

O Jornal Escolar, nesse projeto do IAS, trabalha sequências didáticas para alunos do Ensino Fundamental (4º ao 7º ano). É possível focar em qualquer tema que esteja sendo trabalhado pela escola, usando os seguintes formatos:

  • Bilhete Argumentado
  • Carta do Leitor
  • História de Vida
  • História em Quadrinhos
  • Pesquisa de Opinião
  • Poesia
  • Texto de Opinião
  • Texto Informativo
  • Texto Publicitário

Como está sendo implantado?

Nessa primeira fase, os Agentes Técnicos do IAS foram capacitados pela ONG Comunicação e Cultura para servirem de multiplicadores junto aos coordenadores pedagógicos e professores para o trabalho do jornal escolar com alunos dos programas Circuito Campeão e Gestão Nota 10.

Municípios participantes nessa primeira fase

Sananduva – RS 09 escolas | Castilho – SP 06 escolas | Itaberaí – GO 9 escolas | Licinio de Almeida – BA 07 escolas | Água Branca – PI 07 escolas | Castelo – PI 06 escolas | Pocinhos – PB 23 escolas | Estreito – MA 15 escolas.

As publicações (três edições) serão impressas pelo Comunicação e Cultura, com participação de voluntários para a diagramação – as escolas mandam seus materiais pela internet e recebem o jornal pelos Correios.

4º ano

5º ano

6º ano

7º ano

1ª. EDIÇÃO

BILHETE ARGUMENTADO

HISTÓRIA DE VIDA

POESIA

TEXTO DE OPINIÃO

2ª. EDIÇÃO

HISTÓRIA DE VIDA

CARTA DO LEITOR

TEXTO DE OPINIÃO

HQ

3ª. EDIÇÃO

CARTA DO LEITOR

TEXTO DE OPINIÃO

HISTÓRIA DE VIDA

TEXTO INFORMATIVO

A primeira edição envolveu uma tiragem de 18.259 exemplares. A 2ª edição sai no início de outubro e a última no início de dezembro.