Cuidando da educação e do planeta

Atualmente, um terço da população mundial tem menos de 15 anos de idade e a maioria vive em países pobres ou em desenvolvimento. Dos sete bilhões de pessoas no mundo, 2,1 bilhões são crianças e jovens. Daqui a 20 anos, essas gerações serão responsáveis pela condução do mundo e, portanto, agora é o momento de prepará-los para que possam viver e conviver no planeta com mais compromisso: cuidando de si, do outro, da coletividade e do meio ambiente.

A educação por uma vida mais sustentável deve estar presente nas escolas, nos meios de comunicação e nas relações familiares. Só assim essas crianças e esses jovens serão capazes de se transformar e de transformar o seu entorno para a construção de um mundo onde todos os seres vivos possam conviver de forma harmoniosa, equilibrada e sustentável, em sua única morada no Universo: o planeta Terra.

Acreditamos que a escola seja um espaço de aprendizagem capaz de estimular transformações nas vidas de crianças e jovens, desenvolvendo competências importantes para o século 21 e preparando-os para serem cidadãos do mundo.

Pensando nisso, o Instituto Ayrton Senna desenvolveu instrumentos pedagógicos para subsidiar o trabalho de professores com temas ligados ao desenvolvimento sustentável.

Professor(a)! Fique atento, inspire-se, incentive a sua turma para se envolver com os temas e se prepare para um novo olhar sobre o seu ambiente de trabalho. Com esforço, boas ideias, intenções e ações, sua comunidade escolar pode servir de exemplo em sustentabilidade. Boa sorte!