Experiências de Gestão

Apresentadas no Seminário

 

Castelo do Piauí/PI

O Programa Gestão Nota 10, o trabalho intersetorial e a proteção da infância e adolescência em Castelo do Piauí
O município promove as políticas públicas voltadas para a infância e juventude a partir de 40 indicadores das áreas de saúde, educação, assistência social e proteção. Com base nos indicadores são propostos objetivos e ações através de um plano de trabalho multissetorial. O monitoramento do trabalho é realizado por meio de uma comissão composta por membros da educação, saúde, assistência, conselhos, ministério público e sociedade.

PPT – Castelo do Piauí/PI

 

Estado do Maranhão

Garantir às nossas crianças maranhenses o direito de aprender implica trabalhar para uma politica de gestão eficaz

A realização de encontros itinerantes de formação continuada com diretores e coordenadores das regionais da rede estadual de ensino que possibilitou a partilha mais acentuada de experiências e construção de saberes para superar os desafios.

PPT - Maranhão

 

Licínio de Almeida/BA

Licínio de Almeida: atendimento à zona rural garantindo o direito de aprender

Com a implantação dos programas de correção de fluxo do IAS na rede municipal, evidenciou-se o processo de “exclusão” que estava envolvendo uma boa parte dos alunos. Como estratégia para garantir o atendimento de 100% da zona rural na correção do fluxo escolar, foram adotadas medidas como aumento do transporte escolar, construção de salas de aula e contratação de professores e outros profissionais.

PPT – Licínio de Almeida/BA

 

Piripiri/PI

Em busca de alternativas para o fortalecimento da parceira com a comunidade escolar

O projeto ‘Escola Vista por Dentro e por Fora’ resgatou a frequência e a disciplina dos alunos em sala de aula e promoveu discussões com pais, professores e corpo administrativo sobre os problemas e formas de solução visando à melhora do rendimento escolar. O projeto aumentou o interesse dos pais para o ambiente escolar, que passaram a frequentar a escola e a dialogar com funcionários, professores e gestores sobre problemas e soluções.

PPT – Piripiri/PI

 

Ponta Grossa/PR

Ouvidoria - uma prática de fortalecimento da gestão democrática e da garantia de direitos educacionais

Uma prática de fortalecimento da gestão democrática e da garantia de direitos educacionais criação de uma Ouvidoria que promoveu a evolução do sistema educacional da região. Ao criar uma relação entre escola e comunidade, a Ouvidoria ajudou a mudar a cultura escolar e ampliar a visão dos professores em relação aos processos educacionais, além de servir para mediar e administrar conflitos, denúncias, elogios e reclamações.

PPT – Ponta Grossa/PR

 

São Roque/SP

Os temas geradores na educação integral do município de São Roque

a partir de temas geradores nas escolas de tempo integral, a rede de ensino ofereceu oficinas de leitura, informática, língua estrangeira, música, arte e esporte. O modelo de trabalho, além de facilitar o cotidiano dos professores e resultar no sucesso do aprendizado, gera novas propostas, garantindo o exercício da cidadania e o respeito pelos direitos humanos.

PPT – São Roque/SP

 

 

 

Outras experiências encaminhadas

 

Alcobaça/ BA

Interação escola X comunidade

 

Itatiba/SP

Correção de fluxo escolar e de rotas melhores para a vida: um experimento em Itatiba

 

Lucena/PB

Gestão nota 10: mudanças nas práticas pedagógicas  no município de Lucena

Gestão Nota 10: Um desafio para escolas e gestores

 

Porto Ferreira/SP

Atendimento aos Direitos Humanos na secretaria de Educação de Porto Ferreira

 

Remígio/PB

GN10: impactos e avanços no âmbito da gestão escolar na rede municipal de Remígio

 

Rio Verde/GO

Nucleação

 

São Vicente/SP

Atendimento psicopedagógico itinerante

 

Sud Menucci/SP

Qualidade social na educação

 

Virginópolis/MG

Bullying