Fórmula da Vitoria - Lingua Portuguesa e Matemática

As pesquisas em educação apontam alto índice de alunos matriculados do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental com comprometimento nas competências de Língua Portuguesa e Matemática, o que os expõe ao fracasso, seja pela reprovação ou pela autorreprovação – abandono e evasão –, e dificulta a continuidade dos estudos.

Essa realidade levou o Instituto Ayrton Senna a desenvolver duas soluções educacionais específicas para esse público, o Fórmula da Vitória, uma proposta pedagógica adequada para estudantes matriculados na 2ª fase do Ensino Fundamental, com dificuldades em leitura, escrita e em matemática.

Objetivos do FV Língua Portuguesa

  • Ampliar a competência e a eficiência tanto na comunicação oral quanto na escrita;
  • Ajustar as competências e habilidades leitora, escritora e de oralidade do aluno no nível de sua escolaridade.

Objetivos do FV Matemática

  • Desenvolver a proficiência matemática dos alunos para que conquistem autonomia e continuem seus estudos no fluxo escolar;
  • Ajustar as competências e habilidades leitora, escritora e de oralidade do aluno para ler e interpretar um texto de matemática.

Material Didático

O material didático de Língua Portuguesa é organizado com base na concepção de gêneros textuais. A escolha pelo trabalho com gêneros textuais foi feita em função de seu inegável potencial para a ampliação das competências linguística e discursiva dos alunos, ao mesmo tempo em que lhes apresenta inúmeras possibilidades de participação social através do uso da linguagem, condição importantíssima para a participação cidadã. O desenvolvimento do trabalho se dá com o uso da metodologia de sequências didáticas constituídas por atividades devidamente planejadas. Dessa forma, ao se apropriarem dos conhecimentos linguísticos, os alunos evoluem ao produzirem textos claros e coesos, e na fluência e compreensão da leitura, sejam eles de caráter escolar ou não.

Já para Matemática, a solução propõe-se a reverter a concepção da disicplina como prática de exercícios e memorização de fórmulas e estimula o aluno a ficar motivado e a aprender. Isso significa desenvolver o trabalho pela metodologia de resolução de problemas e cálculo mental, o que incentiva e desafia o aluno a refletir, a pensar por si mesmo e a persistir.

Metodologia

A partir de um teste diagnóstico, os alunos selecionados participam da solução por um ano letivo. Apesar de acontecer no contraturno do período regular, a proposta não é uma revisão do que foi ensinado nos anos iniciais do Ensino Fundamental, mas permitir ao estudante avançar, do ponto em que está, para níveis mais elaborados de compreensão dos conceitos e do pensamento matemático. Nesse sentido, a capacidade de leitura e de escrita dos alunos é olhada com atenção pelos professores para diminuir suas dificuldades em resolver um problema de matemática justamente pela falta dessas competências básicas do aprendizado.

Há uma equipe de coordenadores e supervisores corresponsáveis pelos resultados das turmas, cuja função é exatamente a de apoiar o professor em serviço. O grande diferencial das soluções é o registro diário do desenvolvimento do aluno, onde as observações e o “olhar avaliativo” do professor transformam-se em dados qualitativos e quantitativos inseridos no Sistema Ayrton Senna de Informação para posterior avaliação.

INDICADORES E METAS:

Indicador

Meta

Cumprimento do calendário escolar

100%

Frequência de professor

98%

Frequência de aluno

98%

Aquisição de competência de Escrita, Leitura e Matemática

95%

Cumprimento das aulas /atividades

100%