O Sistema Instituto Ayrton Senna de Informação - Gestão de Programas (SIASI - GP) registra as informações educacionais dos municípios parceiros por meio da coleta de dados, composta por informações quantitativas e qualitativas, das escolas e da sua consolidação no âmbito das secretarias de educação.

Este sistema, utilizado pelo Instituto Ayrton Senna, disponibiliza relatórios que podem ser analisados visando a melhoria da aprendizagem e o sucesso do aluno.

O trabalho com dados indica quando e onde é preciso intervir, de forma que os responsáveis possam atuar, rápida e efetivamente, para que as dificuldades sejam superadas, e as ações propostas sejam rapidamente avaliadas em seu potencial para solucionar problemas.

"Vale ressaltar que o conjunto de instrumentos da Sistemática de Acompanhamento, composto por informações quantitativas e qualitativas inseridas no SIASI, foi concebido como ferramenta de gestão de qualidade dos Programas desenvolvidos pela Área de Educação Formal do Instituto Ayrton Senna".